Atualmente já foram identificados mais de 300 compostos na própolis, a maioria na forma de polifenóis que atuam como antioxidantes, ajudando na prevenção e combate de doenças. A própolis ainda possui propriedades que protegem contra bactérias, vírus e fungos, bem como é anti-inflamatório e possui ação cicatrizante.
Assim, devido à ação antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, o própolis pode trazer diversos benefícios para a saúde, podendo servir para:
1. Fortalecer o sistema imunológico: uma das propriedades mais conhecidas do própolis é sua ação antioxidante, anti-inflamatória, imunomoduladora e antiviral, fortalecendo o sistema imunológico contra infecções locais em todo o organismo. Por esse motivo, o própolis tem sido recomendado para ajudar no tratamento de infecções na garganta e amigdalite. Além disso, a resina também é indicada para tratar problemas respiratórios, como gripes, sinusites e resfriados.
2. Acelerar a cicatrização de feridas: foi comprovado que o própolis atua sobre lesões de pele impedindo o crescimento e a ação das bactérias, leveduras e fungos, acelerando o processo de cicatrização. Aplicar própolis na pele a cada 3 dias pode ajudar a tratar pequenas queimaduras e prevenir infecções. Entretanto, mais estudos são necessários para a definição da dose e efeitos desse composto. Quando comparado à ação anti-inflamatória da dexametasona, por exemplo, o própolis apresentou melhores resultados no tratamento de feridas cirúrgicas da boca. O própolis também acelera a cicatrização de feridas nos pés de pessoas com diabetes e promove a recuperação de queimaduras, pois acelera o crescimento de novas células saudáveis.
3. Ajudar a tratar o herpes: algumas pomadas contêm própolis em sua composição, como herstat ou coldsore-fx, que atuam na diminuição dos sintomas e na cura mais rápida das feridas de herpes labial e genital. No entanto, o própolis sozinho também vem apresentando resultados, se aplicado de 3 a 4 vezes ao dia sobre a ferida, apresentando tempo de cura mais eficiente do que com outras substâncias, como o aciclovir, que é normalmente indicado no tratamento do herpes. Além disso, a utilização do creme de própolis já tem associação com a proteção do corpo contra futuras lesões por herpes.
Recomendação de uso: Adicionar 20 gotas em um copo com 50ml de água e ingerir três vezes ao dia.
Ingredientes: Extrato de Própolis e Álcool de Cereais. não contém glúten. 15% de extrato seco