A manjerona, também conhecida como manjerona-inglesa, é uma erva com aromática que possui propriedades medicinais, sendo normalmente indicada para auxiliar no tratamento de problemas digestivos, como diarreia e má digestão, mas também pode ser usada para aliviar os sintomas de estresse e ansiedade, pois é rica em timol, carvacrol, terpineno, limoneno, taninos e flavonoides, com propriedades anti-inflamatórias, digestivas e calmantes.
O nome científico da manjerona é Origanum majorana, e as partes normalmente utilizadas dessa planta medicinal são as folhas para o preparo do chá, tintura, cápsulas ou óleo essencial. Além disso, a manjerona é muito utilizada na culinária para o preparo de saladas, sopas ou molhos, devido ao seu aroma sutil e sabor adocicado.
A manjerona pode ser comprada na sua forma natural em supermercados e feiras livres, para usar como tempero na culinária, mas também em outros formatos para uso medicinal, encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, e deve ser usada com orientação do médico ou do fitoterapeuta.
A manjerona é uma erva medicinal com vários benefícios para a saúde, entre eles:
A manjerona também pode ser usada na culinária, em pratos salgados ou doces, como tempero para sopas e ensopados, molhos e marinadas, ou em omeletes e quiches.
O óleo essencial de manjerona é muito concentrado e a superdosagem pode causar dermatites e intoxicação.
É recomendado evitar o uso em gestantes e, na dúvida, seguir a orientação de um aromaterapeuta.