Plectranthus barbatus, conhecido pelo sinónimo taxonómico Coleus forskohlii e pelos nomes comuns de boldo-graúdo, boldo-da-terra, boldo-de-jardim, falso-boldo, boldo-brasileiro, alumã, boldo-peludo, boldo-veludo, boldo-do-reino e malva santa, é uma espécie de arbustos perenes da família Lamiaceae (labíadas), originária da região Paleotropical (da África à Índia). A espécie é utilizada como planta ornamental nas regiões tropicais e subtropicais e como planta medicinal, sendo uma importante fonte de forskolina, um diterpeno com forte atividade biológica e usos farmacológicos, antiácido e hepatoprotetor.
O boldo em folhas pode trazer vários benefícios à saúde, como:
O boldo pode ser consumido em chá, cápsulas ou misturado a sucos. Para preparar o chá, pode-se usar uma colher de folhas de boldo-do-chile picadas ou um sachê de chá e adicionar 150 mililitros de água fervente, deixando descansar por cinco a dez minutos. A recomendação é consumir no máximo 400 mililitros ao dia.
O boldo não deve substituir nenhum antibiótico e só deve ser usado sob orientação de um médico. Pessoas com histórico de hipertensão devem evitar o chá de boldo, pois ele tem sido associado ao aumento da pressão arterial.