O grão de trigo é dividido em 3 partes: farelo, gérmen e endosperma. O farelo é a camada externa fibrosa, o gérmen fica no centro e é a principal fonte de ácidos graxos essenciais, nutrientes e vitaminas do trigo, já a camada intermediária é o endosperma.
O gérmen de trigo é a parte mais macia e nutritiva do trigo. É rica em proteína, carboidrato, vitaminas do complexo B, F e C, zinco e magnésio.
Conheça as propriedades do gérmen de trigo:
- Antioxidante natural;
- Rico em vitamina E;
- Fonte de vitaminas do complexo B;
- Alto teor de ácidos graxos essenciais;
- Fornece fósforo, ferro, zinco e magnésio.
Benefícios:
- Aumentar a massa muscular: como é rico em proteína, o gérmen de trigo é recomendando para o desenvolvimento muscular.
- Indicado para diabéticos: por possuir um baixo índice glicêmico, este ingrediente é recomendado para pessoas com diabetes que precisam monitorar seus níveis de insulina.
- Combate anemia: como é rico em ferro, o gérmen de trigo ajuda a prevenir a anemia.
- Regula a pressão arterial: o potássio presente no alimento ajuda a melhorar a circulação e a regular a pressão arterial.
- Cuida da pele: como o alimento é rico em vitamina E, um poderoso antioxidante, ele previne o envelhecimento prematuro.
- Fonte de fibras: já comentamos o quanto este alimento é rico em fibras, fato que promove o trânsito intestinal correto. As fibras também controlam a glicemia em pessoas com diabetes e reduz o LDL (colesterol ruim).
- Rica em fósforo: por manter o ph natural, o fósforo cuida da saúde dos nossos ossos, dentes e pele.